Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

A Cúpula Social do MERCOSUL foi criada em 2006 como o espaço de diálogo entre governos e a sociedade civil no MERCOSUL. Nela reúnem-se representantes governamentais, de parlamentos, centrais sindicais, confederações de agricultura familiar, pastorais sociais, cooperativas, organizações de pequenos e médios empresários e entidades que tratam de economia solidária, direitos humanos, gênero, juventude, meio ambiente, saúde e educação, entre outros temas.

Em 2012, com a aprovação da Decisão CMC Nº 56/12, as Cúpulas Sociais foram integradas à estrutura institucional do MERCOSUL. Formalizou-se, assim, sua interlocução com o Grupo Mercado Comum, órgão decisório do MERCOSUL ao qual são reportados os resultados da Cúpula Social.

A organização da Cúpula Social é responsabilidade da Presidência Pro Tempore de turno, em coordenação com a Unidade de Apoio à Participação Social do MERCOSUL (UPS), que funciona no âmbito da Secretaria do MERCOSUL, em Montevidéu, e com pontos focais nacionais indicados pelos Estados Partes.

Para mais informações sobre os mecanismos de participação social no MERCOSUL, entre em contato com a Unidade de Apoio à Participação Social do MERCOSUL (UPS):

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Redes sociais:

https://www.facebook.com/upsmercosur

https://twitter.com/UPSMercosur

https://www.youtube.com/UPSMercosur